PR23 E IGUALDADE DE GÊNERO

Apoio à participação e liderança das mulheres na Plataforma Regional

  1. Os esforços do UNDRR em promover a participação das mulheres em reuniões internacionais resultaram em avanços em direção à paridade de gênero, de 30% dos participantes sendo mulheres na Conferência Mundial sobre Redução de Riscos de Desastres de 2015 para 53% na Plataforma Regional de Redução de Riscos de Desastres de 2021.
  2. O governo anfitrião solicitará aos governos que promovam delegações equilibradas de gênero e que promovam a representação de mulheres de alto nível na Plataforma Regional de DRR de 2023.

Promoção dos painéis com paridade de gênero na Plataforma Regional

  1. Nas 12 sessões formais da Plataforma Regional de 2021, a paridade de gênero foi alcançada em todas as 12 sessões. De acordo com o plano de implementação da Paridade de Gênero da UNDRR e através dos compromissos do Representante Especial do Secretário Geral como um Campeão Internacional de Gênero, a UNDRR está empenhada em continuar a garantir a paridade de gênero em todos os painéis da Plataforma Regional.
  2. Espera-se que estes esforços levem a uma representação igual entre homens e mulheres como presidentes de sessão, painelistas e moderadores no PR23. Nem os painéis só de homens nem só de mulheres são desejáveis e devem ser evitados.

Audiência das mulheres nas discussões da Plataforma Regional

  1. As mulheres são encorajadas a assumir papéis ativos de liderança e de oradora durante as discussões da Plataforma Regional 2023, seja em sessões formais como (co)presidente, (keynote) oradora, moderadora, facilitadora, ou debatedora.
  2. Continuando o sucesso da Plataforma Regional 2021, o país anfitrião está empenhado em garantir a paridade de gênero nas equipes organizadoras das sessões substantivas da Plataforma Regional 2023 (Sessões de Alto Nível, Plenárias, Sessão Especial).
onu mujeres

IGUALDADE DE GÊNERO

Construção de uma forte rede para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres dentro da Plataforma Regional

Através da Rede de Mulheres da América Latina e do Caribe para a redução do risco de desastres, a Plataforma Regional proporcionará uma oportunidade para que as mulheres e as organizações de mulheres que trabalham com a redução do risco de desastres e os campeões masculinos pela igualdade de gênero se conectem e aprendam umas com as outras. As oportunidades incluem:

  1. Dias preparatórios para organizar discussões e consultas informais para compartilhar experiências e boas práticas para preparar e posicionar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres para discussões durante o programa formal.
  2. Eventos paralelos para promover a igualdade de gênero e a liderança das mulheres em DRR. Os resultados dos eventos paralelos serão refletidos nos procedimentos da Plataforma Regional.
  3. Ignite Stage continuará representando oportunidades interativas para que o grupo de mulheres mostre seu trabalho e suas realizações na redução do risco de desastres.
  4. A EXPO apresentará abordagens e realizações inovadoras em DRR. A inovação relativa à igualdade de gênero e liderança das mulheres na redução do risco de desastres é fortemente encorajada.
  5. Serão organizados laboratórios de aprendizado sobre tópicos específicos para facilitar o aprendizado entre governos e partes interessadas para acelerar a implementação da Estrutura Sendai. Será promovida uma forte participação das mulheres e será bem-vinda a promoção do aprendizado sobre igualdade de gênero em DRR.

Para maiores informações, favor contatar o Conselheiro de Gênero da UNDRR em branwen.millar@un.org.

Mais informações sobre a rede regional: https://www.undrr.org/women-and-drr