A sustentabilidade ambiental é um elemento crítico para a redução do risco de desastres

 

A PR23 tem se esforçado para minimizar os impactos ambientais negativos e inspirar mudanças.

O Governo da República Oriental do Uruguai, com o apoio da UNDRR, planeja organizar uma edição sustentável da Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres nas Américas e no Caribe, que minimize os impactos ambientais negativos e proporcione benefícios aos anfitriões e comunidades locais. O UNDRR reconhece as ligações inerentes entre o meio ambiente e a redução do risco de desastres. Como membro do sistema das Nações Unidas, estamos comprometidos a reduzir nossa pegada ambiental e a liderar pelo exemplo. Isto inclui um compromisso de organizar reuniões ambientalmente sustentáveis. Para isso, recorremos às orientações da ONU para a gestão sustentável de eventos, visando minimizar os impactos ambientais negativos e deixar um legado benéfico para a comunidade anfitriã e para todos os envolvidos.

 

Orientação da ONU para a gestão sustentável de eventos.

MEIO AMBIENTE E REDUÇÃO DO RISCO DE DESASTRES

A natureza é crítica para a construção de resistência a desastres

O mundo está chegando rapidamente a um ponto em que podemos não ter mais a capacidade de mitigar ou reparar os impactos do risco de cascata e sistêmico, particularmente em relação aos efeitos do aquecimento global em um mundo atualmente em curso para um aumento catastrófico da temperatura de 3˚C ou mais.

Os ecossistemas fornecem serviços de redução de risco de desastres, bem como outros serviços de valor produtivo e cultural, que contribuem para a construção da resiliência local a desastres e mudanças climáticas. Estes serviços apoiam as necessidades básicas antes, durante e depois dos eventos de desastres. Ecossistemas degradantes representam um importante fator de risco de desastres, com os mais vulneráveis frequentemente forçados a viver em áreas com alta exposição ao risco de desastres, tais como zonas de inundação. A redução do risco de desastres é vista hoje como parte integrante das discussões políticas internacionais sobre desenvolvimento sustentável e mudança climática.

As soluções baseadas na natureza são opções viáveis para reduzir o risco de desastres, pois oferecem múltiplos benefícios, são econômicas e têm uma perspectiva de longo prazo. Elas formam um componente crítico para fortalecer a resiliência da comunidade. Todos podem tomar ações climáticas e fazer sua parte no fortalecimento da compreensão dos vínculos entre desastres e ecossistemas.

United Nations Environment Programme Disasters & Conflicts Sub-Programme Freetown - Aberdeen Creek - Sierra Leone

SUSTENTABILIDADE DA PR23

Minimizando os impactos negativos e criando um legado positivo

SustainabilityA PR23 deverá ser um evento sustentável, equilibrando as responsabilidades ambientais, econômicas e sociais, almejamos:

 

1. Minimizar a quantidade de emissões de gases de efeito estufa geradas em conexão com o local, viagens e consumo de recursos.

2. Reduzir o consumo de água, energia e outros recursos antes e durante a conferência.

3. Reduzir a geração de resíduos e incentivar a reciclagem e a readequação de resíduos inevitáveis. Procurar evitar o uso de plástico de uso único.

4. Reduzir os impactos ambientais indiretos no ar, na água e no solo.

5. Garantir a acessibilidade, inclusão e bem-estar de todos os participantes e funcionários.

6. Aumentar os benefícios sociais para todos os envolvidos, a nível local, regional e global.

7. Deixar um legado de sustentabilidade positivo e inspirar para a mudança.